quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vamos falar de culinária

Eu sempre tive um pé na cozinha! Não, eu não estou me referindo aquela expressão racista que se utiliza pra dizer que a pessoa tem afrodescendência! Me refiro ao fato de que desde pequeno eu sempre gostei de ir pro fogão, cortar temperos, inventar molhos, receitas. Acredito que começou com o saudoso tostex, eu e minha prima Juliana adorávamos ir pra cozinha montar sanduíches e queima-los prepara-los no fogo do fogão da avó... Aliás, a Ju foi minha parceira culinária por diversas vezes, juntos preparamos saladas, pizzas, bifes com maionese, bolos e etc...
Quanto mais fui crescendo, maior o interesse pela culinária, assistia a programas de televisão que passavam receitas e, as que eu conseguia, anotava. Aqui vai a primeira que aprendi a fazer com meus 13 anos:

Involtini de Mozzarella de Búfala

Ingredientes:
- Mozzarella de Búfala em bolas (é melhor as maiores, pois são mais fáceis de rechear)
- Folhas gráudas de alface lisa
- Alcaparras
- Tomate Seco
- filé de achovas

Para o molho (opcional)
- Vinagre Balsâmico
- Azeite Extra Virgem
- manjericão fresco ou desidratado (prefiro o fresco)

Preparo:
Pique o tomate seco, as alcaparras e o filé de anchovas e misture tudo até formar uma espécie de pasta com a mistura.
Retire o miolo das bolas de mozzarella de búfala. (você pode picar e juntar esse miolo a mistura de tomate seco, alcaparras e anchovas. Fica muito bom)
Recheie as bolas de mozzarella com a mistura.
Separe as folhas de alface lisa e retire a parte dura e mais clara da folha.
Estenda um pano de prato em uma superfície plana.
Em uma panela com água quente, mergulhe a folha de alface rapidamente e, com o auxilio de uma colher, deixe-a estendida sobre o pano (á agua quente amolece a folha de alface, é muito importante o cuidado ao estender a folha para que a mesma não rasgue).
Coloque uma bola recheada em cada folha de alface e a embrulhe envolvendo totalmente a mozzarella com a alface.
Coloque as bolas em uma assadeira e leve ao forno médio-alto por volta de 5 a 10 minutos, apenas para que o queijo derreta.
Retire-as do forno, e sirva-as individualmente, despejando o molho por cima.
Preparo do molho:
Em uma pequena tigela, misture o vinagre balsâmico, o azeite e o manjericão com o auxilio de um batedor de claras (ou um garfo). Simples assim.
É uma ótima entrada para um jantar, de gosto forte e saboroso.
Eu adoro fazer isso como aperitivo também. Pena não ter nenhuma foto pra postar. Bom, em breve postarei mais receitas e contando mais dessa minha veia culinária. Amanhã farei um curso de Sushi, que ganhei no sorteio do facebook da "Artesanato da Gula", estou ansioso!

Um comentário:

  1. Muito bom, vou ficar atento a novas receitas suas. Sugestão: pra facilitar a leitura e anotação da receita, poderia formatar o texto pontuando os ingredientes, por exemplo. :)
    Sucesso no blog!

    ResponderExcluir